Estou na fase de escolher uma decoradora para o meu casamento, e essa tarefa é uma das mais difíceis na minha opinião.
Antes de ficar noiva e virar expert no assunto, nunca passou pela minha cabeça que esse item ocupasse um espaço tão grande no orçamento. Amo decoração, valorizo muito o visual da festa e reparo em todos os detalhes. Passo hoooooras pesquisando e salvando fotos na minha pastinha de inspirações, mas realmente não fazia ideia do custo de ter uma festa linda e bem decorada.
Você pode escolher uma casa de festas no estilo pacotão, que já ofereça a decoração, ou pode contratar um espaço onde é possível levar todos os serviços separadamente. Geralmente, a primeira opção é a mais econômica, pois as casas de festas trabalham com projetos mais padronizados. No meu caso, quase todos os locais onde cogitei fazer a festa ofereciam apenas o aluguel do espaço e todo o resto era contratado por fora. Apesar de mais cara, essa era a minha preferência também.
Logo no início dos preparativos, me deparei com relatos de outras noivas que levaram um choque ao receber seus orçamentos de decoração. Me informei melhor sobre o assunto e comprovei que o gasto com esse item seria muito maior do que eu imaginava. Descobri também que não adiantava encontrar um salão amplo e barato, mas que demandasse um projeto de decoração muito grande e, consequentemente, mais caro.
Como já disse, sou apaixonada por decoração (de interiores, de festas, etc) e respeito muito o trabalho dos profissionais dessa área. Entendi que deixar uma festa linda demanda muito trabalho, uma equipe bem preparada, flores, mobiliário e muitos detalhes que, obviamente, têm um custo alto.
Troquei mensagens com decoradoras e algumas disseram preferir trabalhar à partir do orçamento que os noivos estipulam, e não o caminho inverso. Mas, obviamente, elas não podem fazer milagres. O projeto sairá de acordo com o valor disponível para tal.
Se alguém se encontra nessa situação, a minha dica é: pesquisem muito!!!
Existem muitos bons profissionais no mercado e, se o seu orçamento é restrito, não se prenda somente aos mais famosos. Mas lembrem-se que antes de contratar qualquer profissional, é imprescindível se informar bastante sobre ele e procurar relatos de outras noivas.
Outro conselho importante é se desapegar das nossas idealizações. As decorações maravilhosas que vemos nas revistas custam muita grana. Se você não está disposto ou não pode a gastar uma fortuna, procure adequar às suas expectativas ao orçamento disponível.
Por último, recomendo às noivas mais pacientes e prendadas que coloquem a mão na massa e invistam no DYI! Os detalhes fazem muita diferença e deixam a festa mais charmosa e com a cara dos noivos.
Volto em breve pra contar a minha escolha!
Bjs!
Nenhum comentário:
Postar um comentário